1º passo para colocar suas metas em prática
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1º passo para colocar suas metas em prática

Ano novo, vida nova.

É isso que pensamos todos os anos… “Agora eu vou fazer diferente…”

 

 

Nos Processos de Coaching com meus clientes, normalmente inicio com o questionamento:

"Quais são as suas metas principais?"

 

 

Nós queremos fazer muitas coisas, mas, no final das contas, o que percebo é que o principal objetivo é nos sentirmos tranquilos. Aquela sensação de paz, de respirar e sentir o ar entrar e sair pelos pulmões sem encontrar nenhuma angústia.

Essa é normalmente a meta principal!

 

 

E o mais interessante de tudo isso é que, quando “cultivamos a tranquilidade”, temos melhores condições de realização, de colocar em prática qualquer meta.

 

 

Então, aqui vai a resposta.

O primeiro passo para colocar uma meta em prática é:

CUIDAR DE VOCÊ: FORTALECENDO SEUS RECURSOS INTERNOS.

 

 

Sabe por que isso acontece?
Quando não estamos no nosso melhor, o nosso “modo defesa” é constantemente acionado.
A amígdala, um componente do cérebro, em situações de defesa assume o comando.

Ou seja, aciona o modo “fight – flight – freeze” (brigar – fugir – paralisar). Isso faz com que a parte pensante do nosso cérebro não funcione de forma plena.

 

É por essa razão que falamos sem pensar e tomamos decisões precipitadas.
Pois a nossa capacidade de clareza, de decisão, de solução de problemas está prejudicada.

 


Tenha em mente:

Antes de começar a colocar um plano em prática, antes de criar estratégias para atingir seus objetivos, saiba que o primeiro passo é cuidar de você e dos seus recursos internos.

Se estiver se sentindo bem, você estará pronto para lidar com os problemas do dia a dia e compreender como colocar em prática as suas metas.

 

 

Dicas para cuidar da sua energia e desenvolver recursos internos:

 

1) INICIE O DIA COM ENSAIO MENTAL
Escreva em um caderninho, na agenda, ou até mesmo no celular como você quer se sentir durante o dia.
É como se fosse uma lista de coisas para fazer, de “to dos”, só que ao invés de coisas para fazer, você escreverá como quer se sentir.

 


2) PLANEJE REFEIÇÕES SAUDÁVEIS
Planeje e prepare refeições saudáveis com antecedência. Na Maratona Disciplina para Emagrecer, as pessoas que preparam com antecedência suas refeições acabam se alimentando muito melhor durante o dia.

Aproveite esses momentos para nutrir o corpo e a alma. Procure desconectar-se do mundo durante as refeições. Sinta o sabor de cada ingrediente e aproveite para silenciar a sua mente e se preparar para a próxima etapa da sua jornada diária.

*Lembre-se: alimentação saudável não faz bem apenas para o corpo. É essencial também para o bom funcionamento do cérebro.

 


3) EXERCÍCIOS FÍSICOS
Pratique alguma atividade física. Pode ser uma caminhada ou até exercícios com a ajuda de aplicativos.

Hoje em dia, existem atividades para se exercitar em qualquer lugar ou a qualquer hora. Explore suas opções e encontre o que funciona melhor para você.

Movimente-se!

 


4) SEJA O SEU MELHOR AMIGO
Cuide de você como se fosse a pessoa mais importante do mundo, pois na realidade você é. Dessa forma, você será a melhor companhia para as pessoas que ama e passará a ser ainda mais importante para elas.

 


5) CONECTE-SE COM QUALIDADE
Passe tempo de qualidade com amigos e familiares. Não estou falando de quantidade de tempo, apenas de qualidade.

*Lembre-se: para se conectar de verdade, é preciso se desconectar de celular, televisão e tudo que possa interferir na sua atenção. Esteja presente, de corpo e alma, para a pessoa que está ao seu lado.

 


6) PROCURE SILENCIAR A SUA MENTE
Procure silenciar a sua mente com a prática de Yoga ou Técnicas de Mindfulness. Existem muitos aplicativos e vídeos no YouTube que ajudam a desenvolver essas práticas. Quando silencia a sua mente, você tem a chance de ouvir a sua voz interna, ouvir o que é IMPORTANTE PARA VOCÊ, e não apenas o que as pessoas dizem que é importante ou o que a mídia diz que você deveria fazer.

 


7) VEJA O LADO CHEIO DO COPO
Promova o que eu gosto de chamar de "competição saudável com o cérebro". Se a sua mente está cheia de pensamentos negativos e catastróficos, procure acionar pensamentos positivos – e uma boa dose de bom humor é fundamental.

 

Leia no blog: https://www.bbhr.com.br/blog/competicao-no-cerebro/

 


8) PEQUENOS MIMOS
Tome um banho relaxante à luz de velas. Usufrua de uma boa leitura. Saboreie comidas e bebidas que você goste e lhe proporcione prazer. Agende uma massagem. Encontre pequenos gestos que você pode fazer por si mesmo, que o façam sentir-se bem!

 


9) FAÇA RITUAL PARA DORMIR BEM
Na hora de dormir, desenvolva um ritual para facilitar que durma bem. Evite a ingestão de cafeína após as 14h. Não coma nada pesado antes de dormir. Deixe a sua casa com uma luz baixa ou pouca luz.

Prefira livros ao celular ou à televisão...

Se você quer ter uma noite de sono agradável, precisa ter rituais que a favoreçam.

 


10) FINALIZE O DIA COM UM DIÁRIO DE GRATIDÃO
Quando o dia estiver terminando, exercite a gratidão. Escreva 3 coisas pelas quais você se sente grato ou também coisas das quais se orgulha. Não precisa ser uma lista de grandes feitos, são itens simples que podem parecer até bobos aos olhos das outras pessoas, mas o valor deles não está na complexidade, e sim na simplicidade.

 


Para todas essas dicas, procure desenvolver uma rotina!!!

 

 

Conheça o Curso Online Mudança de Hábitos.

A rotina é essencial, e pessoas de sucesso têm rotinas saudáveis.

Você aprenderá a desenvolver e colocar em prática hábitos saudáveis.

 

 

Finalizando...

 

Na realidade, estou quase certa de que nada que falei acima é novidade. Sabemos que esses pequenos hábitos fazem com que nos sintamos bem e é aí que vem a dificuldade.

 

Queremos nos sentir bem, queremos ficar tranquilos, queremos colocar em prática nossos planos, mas queremos também que tudo isso aconteça de forma mágica, como nos desenhos animados, como um pedido ao gênio da lâmpada para realizar nossos desejos sem precisarmos fazer nada, sem nenhum esforço.

 

 

Como eu costumo dizer: “Não existe milagre, se queremos nos sentir bem, precisamos cuidar de nós mesmos”.

 

 

Lembre-se sempre:

Para se sentir bem, é preciso ser estratégico e buscar o bem-estar. Você precisa fazer coisas por você.
Sabemos que a vida não é um conto de fadas. Cuidar de nós mesmos e entender que temos recursos, que conseguimos lidar com os problemas, torna a vida muito mais fácil.

 

Quando você se cuida, quando diariamente fortalece os seus recursos internos, tem mais habilidade para lidar com os problemas que a vida oferece, seja com seu chefe, seu filho, sua esposa, seu marido, seja até mesmo no trânsito.

 

É como viver com um mantra: “Pode vir problema que estou preparado e vou lidar com você dando o meu melhor”.
Quando você está com uma energia boa, é visível: as pessoas sentem, você emana essa energia pelos poros.

 


É como se acendesse uma luz interna. O brilho virá de dentro para fora!
E aí sim, você terá melhores condições de colocar as suas metas em prática.

 

 

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